Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Apenado de Santana do Livramento participa de televisita com a mãe, na Coreia do Sul

Localização fronteiriça da casa prisional gera situações peculiares

Publicação:

Apenado conversa com a mãe por skype
Televisita internacional ocorreu entre um uruguaio e uma moradora de Seul - Foto: Seapen/Susepe divulgação
Por Neiva Motta/Asscom Susepe

A primeira televisita por videochamada na Penitenciária Estadual de Santana do Livramento ocorreu no último dia 18. E a realização só foi possível pela articulação do defensor público Carlos Marcondes Jr., com a equipe técnica e a direção da casa prisional.
O inusitado ficou por conta do fato de que o apenado, natural de Montevideo, Uruguai, visitou, virtualmente, sua mãe, que reside em Seul, na Coreia do Sul. A próxima televisita desse mesmo detento será com a avó materna, que reside em Buenos Aires, na Argentina.
“A Penitenciária de Santana do Livramento possui essa peculiaridade, por ser da região da Fronteira, onde muitos apenados são oriundos dos países vizinhos, Argentina, Paraguai, Chile e Uruguai, e, por isso, quase não recebem visitas", explicou Ana Paula Rodrigues Cunha, administradora da casa prisional. As televisitas, no sistema prisional do Rio Grande do Sul, foram implantadas em 8 de abril, como forma de reduzir o impacto da suspensão das visitas presenciais, em vigor desde 23 de março em todas as penitenciárias gaúchas.

Secretaria da Administração Penitenciária